Artigo do Fundador

É possível melhorar a forma como nos alimentamos em casa?

Eu tenho certeza que sim.

Uma reflexão que andei me fazendo nos últimos anos, após mudar radicalmente de ambiente de trabalho, saindo do mercado financeiro para ser dono de restaurante foi: será que existiria uma forma para diminuir fortemente a distância que existe entre o sabor da alimentação do nosso dia a dia em casa e aquela dos bons restaurantes de chefs?

Quando sócio de restaurante, meu objetivo sempre foi oferecer um sabor e uma experiência que tradicionalmente o cliente não encontra na sua mesa de jantar. Principalmente por conta das técnicas de preparo e qualidade na curadoria de alimentos que um bom restaurante bistrô possui.

Um adendo importante, quando parei de consumir carne vermelha há sete anos atrás, percebi que consumir proteínas leves me deixavam mais disposto e saudável. Encontrei na mudança da minha alimentação uma melhora clara no meu desempenho físico e no meu bem estar. Desde então fiquei cada vez mais convicto da importância de uma alimentação leve para uma vida mais harmônica tanto física quanto mental. Em soma disso fui evoluindo e entendendo melhor a relação da nossa alimentação com o meio ambiente.

Logo toda a reflexão inicial em melhorar a forma como nos alimentamos se deu à luz da forma como eu busco me alimentar.

Em 2020, logo no primeiro mês da pandemia, toda essa reflexão virou coragem para empreender. Junto com meus sócios começamos a explorar os processos, técnicas e tecnologias, algumas que já tínhamos nos restaurantes e outras que poderiam auxiliar na ideia. Nós estudamos todas as possibilidades para levar o mesmo sabor da cozinha de bons restaurantes, como os nossos, para a casa do cliente.

Percebemos que para fazer nosso desejo dar certo, era preciso criar um modelo de negócio capaz de entregar proteínas na porta da sua casa, com a qualidade gastronômica, um novo contexto de praticidade, preço de mercado e uma experiencia de compra surpreendente. Com foco na missão acima, nós lançamos o projeto em pleno ano de pandemia. O período se provou desafiador, mas sabíamos que nossa missão era nobre. Apesar de todo ceticismo quanto às nossas chances de sucesso. Encontramos um mercado ávido pelos nossos produtos.

A pandemia afetou famílias e empresas de formas irreparáveis. Assistimos o mundo ficar de cabeça para baixo e como foi o impacto da pandemia em diversos segmentos. Mesmo com todas as dificuldades, nós percebemos que a alimentação é uma questão básica de sobrevivência. Nossa missão seria continuar provendo um serviço capaz de atender tanto às necessidades básicas quanto entregar um sabor único e com a qualidade esperada das nossas proteínas. Peixes, frutos do mar e opções veganas ainda são minoria nas casas brasileiras. E não facilidade habitual no preparo e no armazenamento delas explicam boa parte dessa realidade. Uma mudança de paradigma com técnicas e tecnologia facilitando o armazenamento e o preparo seriam então o caminho, sem os clientes necessariamente precisarem aumentar os seus orçamentos

Estava muito claro para mim que esse seria o grande projeto da minha vida. De lá para cá, reuni novos sócios e colaboradores com perfis jovens. Além disso, me desliguei da gestão de outros negócios que eu tinha. Tudo para expandir o conceito de proteínas leves para o mercado.

Como amante do ar livre e do contato com a natureza. Tenho a meta de guiar a empresa para um norte com propósitos claros e de respeito com o planeta. Para mim a Pröteio é muito além de um negócio, é a busca de uma nova compreensão na alimentação em nosso dia a dia. É a busca pelo protagonismo do sabor e da qualidade na cozinha da sua casa. Sempre com o máximo da praticidade e com o desejo de tornar o acesso a proteínas leves ainda mais simples.

Estamos numa busca constante pela redução do nosso impacto ambiental. Atualmente, temos apenas dois, dentre todos os nossos produtos, que não são de mar aberto ou do solo. Nossa meta é até Julho de 2022 fazer com que todos os nossos produtos sejam selvagens. Ou seja, de mar aberto ou do solo.

Minha missão com a Pröteio é mudar o paradigma do sabor e da qualidade da comida que consumimos em casa. Quero elevar a nossa conexão com alimentos saudáveis e leves, assim como fortalecer o vínculo que temos com a terra e a natureza. Que sejamos capazes de aproveitar o mundo e promover uma experiência mais cuidadosa com nossos corpos e com o planeta. Tenho percebido ao redor do mundo, muitos empreendedores buscando essa “revolução”; E acredito que nós seremos parte dela. Sempre com propósito, retidão e energia positiva.

Philippe Drevon
Fundador.